Os advogados que representam a plataforma X (antigo Twitter) no Brasil informaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) que cumpriram integralmente as ordens de bloqueio de contas exigidas pelo ministro Alexandre de Moraes. O cumprimento dessa determinação é um dos requisitos para que a operação da rede social, suspensa desde o fim de agosto, seja retomada no país.
Além do bloqueio das contas, a empresa também precisou indicar um representante legal no Brasil e quitar multas impostas pelo tribunal. Agora, o ministro Moraes deve analisar os documentos apresentados pela defesa para decidir sobre o retorno das atividades da plataforma no Brasil.
Segundo a petição enviada ao STF, nove perfis foram bloqueados por estarem ligados a investigações sobre publicações com mensagens antidemocráticas. Entre os bloqueados está o senador Marcos do Val (Podemos-ES), investigado por possíveis crimes de obstrução de investigações e incitação de crimes. Outros perfis incluem o da esposa do ex-deputado Daniel Silveira, Paola da Silva, e dois perfis do comentarista político Paulo Figueiredo, neto do ex-presidente João Figueiredo.
As acusações que envolvem os investigados incluem ataques diretos ao STF e ao ministro Alexandre de Moraes, além da disseminação de informações falsas e ameaças contra autoridades, como delegados da Polícia Federal. A decisão de bloqueio é parte de um esforço para conter a circulação de mensagens antidemocráticas, segundo as determinações judiciais.
Veja os perfis que foram bloqueados pela empresa
- Marcos do Val – senador pelo Podemos (ES).
- M.E – Jovem de 16 anos. Censurada por ser filha de um dos investigados.
- Paola da Silva – esposa do ex-deputado Daniel Silveira, preso 2021 a mando do STF.
- Sérgio Fischer – Censurado pelo STF sem explicações
- Josias Pereira Lima – pastor e influenciador digital.
- Ed Raposo – influenciador digital.
- Cláudio Luz – engenheiro e influenciador digital.
- Paulo Figueiredo – comentarista político e neto do ex-presidente do Brasil João Figueiredo
- Paulo Figueiredo – tinha uma segunda conta.