O presidente Luiz Inácio Lula da Silva percorreu mais de 102 mil quilômetros em viagens internacionais ao longo de 2024, acompanhado pela primeira-dama Janja e uma extensa comitiva de ministros e assessores. Essa distância equivale a cerca de duas voltas e meia ao redor do planeta, com todos os custos arcados pelo contribuinte brasileiro. De acordo com dados oficiais, os gastos com diárias e passagens de servidores no primeiro ano do terceiro mandato de Lula chegaram a R$ 3,3 bilhões.

Mesmo com a aproximação do ano eleitoral, a agenda internacional de Lula para 2025 já está lotada. No primeiro semestre, o presidente planeja visitar pelo menos seis países: Uruguai (março), Honduras, Japão, Vietnã, Argentina e França. No segundo semestre, uma viagem aos Estados Unidos e a possível participação em eventos na África do Sul também estão previstas.

Em 2024, Lula visitou uma série de países, incluindo Estados Unidos, México, Itália, Suíça, Colômbia e Egito. Essas viagens, sempre com grandes comitivas, geraram críticas devido aos custos elevados, levantando questionamentos sobre a real necessidade de tantas visitas internacionais em um momento de dificuldades econômicas para o Brasil.

Enquanto o presidente defende que suas viagens são essenciais para fortalecer relações diplomáticas e comerciais, opositores apontam excessos nos deslocamentos e no tamanho das comitivas, cobrando mais responsabilidade no uso de recursos públicos.

Lista de países visitados por Lula em 2024:

Destinos previstos para 2025:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *