A Defesa Civil de Mato Grosso realiza, entre esta segunda e sexta-feira (26 a 30.1), a Semana de Ações de Proteção e Defesa Civil no município de São Pedro da Cipa, com objetivo de fortalecer as ações de prevenção e preparação da população e dos agentes municipais para situações de riscos e desastres.
A agenda ocorre em parceria com a Prefeitura e envolve atividades como o mapeamento de áreas de risco, elaboração do plano de contingência municipal, cursos gratuitos e ações educativas voltados à população.
Como parte da programação, nesta terça-feira (27) a Defesa Civil Estadual realizou o curso de Radiocomunicação em Desastres, na Câmara Municipal, ensinando aspectos técnicos e operacionais da comunicação em desastres.
Também foram realizadas ações educativas em diversos pontos da cidade, com orientações à população e o cadastramento dos moradores nos sistemas de alerta de riscos da Defesa Civil.
Já nesta quinta-feira (29) será realizado o curso Voluntário de Proteção e Defesa Civil. A capacitação conta com atividades práticas, é gratuita e ocorre das 8h às 18h, na Câmara Municipal.
Legenda – Defesa Civil do Estado faz mapeamento de áreas de risco em São Pedro da Cipa – Créditos – Defesa Civil-MT
Mapeamento de áreas
O mapeamento das áreas vulneráveis também está sendo realizado no município pela Coordenadoria de Gestão de Riscos da Defesa Civil estadual. A ação envolve a identificação de áreas suscetíveis a alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra, a avaliação da probabilidade de ocorrência desses fenômenos e a capacidade de resposta do município.
Para a atividade, os agentes estaduais contam com imagens de satélite, dados de sensoriamento remoto, drones e sistemas de informação geográfica, e levantamento de dados com os moradores da região.
Plano de contingência
A Semana de Ações de Proteção e Defesa Civil no município termina com a reunião inicial para elaboração do Plano de Contingência, na sexta-feira (30). O documento estratégico estabelece protocolos para uma atuação conjunta dos órgãos em caso de emergências na cidade e se baseia no levantamento das vulnerabilidades do município.
A elaboração do documento é realizada pelo município de forma integrada com os órgãos que atuam em casos de situação de emergência ou estado de calamidade pública, como a Defesa Civil, forças de segurança (Corpo de Bombeiros e Polícia Militar), concessionária de energia, secretarias municipais e outros parceiros.
Com Assessoria





