A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, enfrenta uma forte queda na popularidade, segundo levantamento da AtlasIntel/Bloomberg divulgado nesta terça-feira (13). Se em outubro de 2024 sua imagem era vista positivamente por 48% dos entrevistados e negativamente por 40%, em janeiro de 2025 os números se inverteram drasticamente: 58% agora a avaliam negativamente, contra apenas 32% de aprovação.
O desgaste da esposa do presidente Lula é maior do que o do próprio petista, cuja rejeição subiu de 46% para 51% no mesmo período. A pesquisa, realizada com 3.125 pessoas entre 27 e 31 de janeiro, tem margem de erro de dois pontos percentuais e um nível de confiança de 95%.
Entre os fatores que podem ter contribuído para a queda na imagem da primeira-dama estão as recentes críticas sobre a falta de transparência em sua agenda no Palácio do Planalto. Reportagem do jornal O Globo apontou que o governo esconde informações sobre seus compromissos, levantando questionamentos sobre a necessidade de prestação de contas ao público.
Além disso, Janja se envolveu em uma polêmica internacional ao xingar o bilionário Elon Musk durante um evento do G20 Social, em novembro. Em meio a um discurso sobre desinformação e regulação de redes sociais, a primeira-dama disparou um “fuck you” contra o empresário, que, ao compartilhar o vídeo, rebateu prevendo que “eles vão perder a próxima eleição”. O episódio fortaleceu as críticas da oposição e ampliou sua rejeição entre os eleitores.
A pesquisa também avaliou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que teve uma rejeição de 52% e aprovação de 42%. Diferente de Janja, a imagem de Michelle ainda é melhor do que a de seu marido, Jair Bolsonaro, que acumula 57% de avaliação negativa.
Os números reforçam o impacto da exposição midiática e das controvérsias na popularidade das figuras políticas e suas esposas, evidenciando que a imagem pública da primeira-dama pode ter um peso significativo na percepção do governo como um todo.