O deputado estadual Faissal Calil (Cidadania) esteve na manhã desta quinta-feira (20) na Santa Casa de Cuiabá, após receber informações de superlotação no local. O parlamentar, durante a visita, constatou que havia um número muito grande de pessoas tentando atendimento e relatou que o sistema pode entrar em colapso.
O Governo do Estado informou, nesta quinta, que suspendeu temporariamente novos atendimentos no Pronto Atendimento Infantil do Hospital Estadual Santa Casa. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, a medida é necessária para assegurar um bom atendimento às pessoas que já aguardam na recepção e para não colocar em risco novos pacientes que chegam ao local.
A superlotação, de acordo com o Governo do Estado é resultado do aumento da procura por tratamento para doenças como dengue, zika e Chikungunya, além do aumento de casos de vírus respiratórios. Faissal, que esteve no local, afirmou que os pacientes devem procurar outras unidades de saúde da capital, como as Policlínicas do Coxipó e do Planalto, para evitar o colapso do sistema.
“O Pronto Atendimento está lotado e não tem mais lugar para atender pacientes. Tem muita criança com diagnóstico de dengue e o sistema não está funcionando há dois dias. A rede municipal não está dando conta da demanda e está encaminhando gente para cá e os médicos não estão conseguindo atender. A tendência é piorar”, afirmou Faissal.
Uma resposta
Parabéns ao Deputado Faissal, sempre preocupado com o atendimento da saúde da população, deveria ter uma sincronização entre os órgãos da saúde, assim fariam a distribuição dos pacientes, assim, não teriam a probabilidade de um colapso .