Governo Milei: pintura de Eva Perón é retirada do salão que leva seu nome na Casa Rosada

Atitude representa intenção de romper com os moldes de governo da "Velha Política"

Peronismo é o nome popular “Movimento Nacional Justicialista”, criado e liderado por Juan Domingo Perón, militar que foi presidente da Argentina, eleito em 1946, 1951 e 1973.

Esse período foi marcado por um governo que se inspirava nos moldes do Fascismo de Mussolini com uma adição do sentimento Paternalista, em que o Estado controlava até os aspectos mais individuais da população.

Eva María Duarte foi um dos principais rostos do Peronismo, assumindo o sobrenome ‘Perón’ de seu marido, seu carisma a transformou em um dos maiores símbolos da época, tendo recebido até músicas em sua homenagem.

O Peronismo se instaurou num momento de riqueza e prosperidade da Argentina, que contava com grandes reservas de ouro, infraestrutura de primeiro mundo e era até conhecida como um pedaço da Europa na América do Sul.

O resultado do Peronismo foi uma Argentina com uma classe política cada vez mais rica que foi se expandindo a cada novo governo, uma política monetária que favoreceu a inflação a longo prazo, altos impostos, estatais ineficientes e uma dependência na população de figuras “messiânicas” na política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

notícias relacionadas

categorias

REDES SOCIAS

fale conosco