1180x152

Justiça condena Monark a um ano e dois meses de prisão

Monark foi condenado por xingar de "gordo" o ministro Flávio Dino do Supremo Tribunal Federal

O youtuber Bruno Aiub, conhecido como Monark, foi condenado pela Justiça Federal a um ano e dois meses de prisão pelo crime de injúria contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino. Além da pena de detenção, ele deverá pagar uma indenização no valor de R$ 50 mil. A sentença foi proferida pela juíza Maria Isabel do Prado, da 5ª Vara Federal de São Paulo, na última quinta-feira, 3 de outubro.

A condenação ocorreu após Monark, em um episódio de seu podcast, ter proferido insultos ao ministro, referindo-se a Dino como “gordola” e afirmando que ele desejava “escravizar as pessoas”. A defesa do youtuber foi realizada pela Defensoria Pública, uma vez que Monark não contratou advogados. Ele ainda poderá recorrer da decisão em liberdade.

A juíza não acatou a denúncia de difamação, mas considerou o crime de injúria inquestionável, afirmando que as palavras de Monark “foram ofensivas à dignidade e ao decoro da vítima”, excedendo os limites da crítica aceitável. A ação, que havia sido suspensa em dezembro de 2023, foi retomada em março deste ano após decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

Monark, que vive atualmente nos Estados Unidos, por ser um perseguido político no Brasil. Ele afirmou ter deixado o Brasil por temer pela sua segurança e liberdade de expressão, conforme entrevista dada ao jornal Gazeta do Povo. Desde então, o influenciador tem mantido seu canal de comunicação ativo no exterior, onde considera que pode continuar seu trabalho sem represálias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *