Foi aprovada nesta quarta-feira (20), pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, a criação do “Dia Nacional do Funk”, proposto pelo ministro de relações institucionais, Alexandre Padilha, e data foi definida para 12 de julho.
O projeto, apresentado em 2021, destaca que o funk conta com 20 milhões de adeptos em todo o país, e Padilha argumenta que dedicar um dia nacional para essa expressão cultural possibilita a discussão de políticas públicas para atender às demandas das comunidades onde o movimento é mais presente, gerando renda e oferecendo lazer à população.
O ministro enfatiza que a iniciativa visa estabelecer um espaço de debate para promover a valorização da cultura popular, considerando que o acesso a renda, lazer e equipamentos culturais é frequentemente negado às comunidades vulnerabilizadas.
Além do Dia Nacional do Funk, a CCJ aprovou outras propostas de datas comemorativas e homenagens parlamentares, todas sujeitas a seguir para o Senado, a menos que haja recurso para votação pelo Plenário da Câmara.