1180x152

Trump adia tarifas sobre Canadá e México em troca de reforço na segurança

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu adiar por pelo menos 30 dias a imposição de tarifas sobre produtos importados do Canadá e do México. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (4) pelo primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, e pela presidente mexicana, Claudia Sheinbaum.

Em uma publicação no X, Trudeau afirmou que teve uma “boa conversa” com Trump e que as tarifas estão suspensas enquanto os países trabalham juntos para fortalecer a segurança na região. Como contrapartida, o Canadá implementará novas tecnologias e aumentará o patrulhamento na fronteira para tentar conter o fluxo de fentanil, substância responsável por uma crise de overdose nos Estados Unidos.

O México seguiu o mesmo caminho e firmou um acordo semelhante com Washington. Segundo Sheinbaum, seu governo investirá no combate ao crime organizado e ao tráfico de armas, além de reforçar a segurança nas fronteiras. “Nossas equipes começarão hoje a trabalhar em duas frentes: segurança e comércio”, declarou a presidente mexicana.

A decisão de Trump alivia, temporariamente, as tensões comerciais na América do Norte, mas também reforça a estratégia do republicano de vincular política comercial a questões de segurança e imigração. Com a eleição presidencial dos EUA se aproximando, a pressão para endurecer medidas contra o tráfico de drogas e o crime organizado na região deve continuar no centro das negociações entre os países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *