Em discurso realizado nesta sexta-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demonstrou frustração com as negociações envolvendo tarifas de importação impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Segundo Lula, apesar de dez rodadas de diálogo, o governo norte-americano mantém resistência a rever a taxação de 50% que entra em vigor em 1º de agosto. O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), responsável direto pelas negociações, tem enfrentado dificuldades para avançar com interlocutores em Washington.
“Ninguém pode dizer que o Alckmin não quer conversar. Todo dia ele liga para alguém, e ninguém quer conversar com ele”, declarou Lula durante evento do PAC Seleções 2025 em Osasco (SP). O presidente reafirmou a disposição do Brasil em negociar, mas cobrou reciprocidade dos norte-americanos: “Quando houver disposição para conversar, o Brasil estará pronto e preparado com Alckmin.”
Além de criticar a postura do governo Biden, Lula fez menção direta ao ex-presidente Donald Trump, afirmando que o republicano teria sido “enganado” ao receber informações distorcidas sobre o Brasil. Segundo o presidente, Trump teria enviado uma carta com três exigências “inaceitáveis”, relacionadas a processos judiciais em curso contra Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal.
Mesmo diante do impasse, o Planalto afirmou que há “conversas reservadas” em andamento. Nos últimos dias, Alckmin e o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, participaram de três reuniões virtuais, a mais recente no sábado (19), buscando uma solução diplomática.
Lula aproveitou a ocasião para reiterar a necessidade de regulação das big techs e defendeu a soberania nacional diante de pressões estrangeiras. Ele também lembrou que os Estados Unidos possuem um superávit de US$ 410 bilhões na balança comercial com o Brasil — dado que, segundo ele, revela o desequilíbrio econômico na relação entre os dois países. As declarações foram acompanhadas com atenção pelo setor produtivo e devem repercutir nos próximos desdobramentos diplomáticos, informa O Farol Diário.