Abilio Diniz, um dos mais proeminentes empresários do Brasil nas últimas quatro décadas, faleceu hoje aos 87 anos em São Paulo. Internado no Hospital Albert Einstein há cerca de um mês devido a complicações de uma pneumonia, Abilio permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva durante todo o período.
O empresário, que estava em férias em Aspen (EUA) no mês de janeiro, vinha se recuperando de duas cirurgias no joelho. No entanto, seu estado de saúde deteriorou-se, levando-o a retornar ao Brasil em busca de tratamento.
Por mais de sessenta anos, Abilio esteve à frente do grupo Pão de Açúcar, empresa fundada por seu pai. Após um contencioso com seu sócio francês, o Casino, ele acabou por vender sua participação no negócio, mas manteve-se ativo no setor supermercadista.
Posteriormente, tornou-se sócio do Carrefour, onde ocupou a vice-presidência do conselho de administração do Carrefour Brasil e integrou o conselho global da empresa, consolidando sua posição como um dos maiores acionistas do grupo.