Em uma história que parece saída de um conto de fantasia bizarro, a cidade de Christchurch, na Nova Zelândia, manteve por 23 anos um contrato inusitado com Ian Brackenbury Channell, o famoso “Mago Oficial”. Até 2021, o senhor de 88 anos prestava serviços “mágicos” para a prefeitura e recebia um salário pago pelos contribuintes.
Brackenbury, que se apresentava como mago desde os anos 1970, era conhecido por suas performances excêntricas no centro da cidade e eventos públicos.
De acordo com seu contrato com a prefeitura, sua missão era promover Christchurch com “atos de bruxaria e outros serviços relacionados”. No entanto, após quase um quarto de século de trabalho, o encantamento parece ter se dissipado.
O preço da magia
Em seu tempo de serviço, Brackenbury recebeu cerca de $ 1,4 milhão de dólares neozelandeses ao longo de seu contrato, tudo oriundo dos cofres públicos.
Isso significa que, enquanto lançava feitiços e proferia palavras mágicas, ele também era um funcionário público, remunerado pelos impostos da população.
O motivo da demissão do ancião seria sua idade avançada, que estaria o impossibilitando de fazer atividades públicas. O idoso ainda é vivo, mas hoje já não sai mais tanto de casa e parece ter aposentado seus poderes mágicos.