O Brasil conquistou uma vitória inédita na 97ª edição do Oscar, realizada neste domingo (3) em Los Angeles, com Ainda Estou Aqui vencendo na categoria de Melhor Filme Internacional. No entanto, a atriz Fernanda Torres, indicada a Melhor Atriz, não levou a estatueta. O prêmio ficou com Mikey Madison, protagonista de Anora, longa que foi o maior vencedor da noite.
A indicação de Torres gerou grande expectativa, já que ela repetia o feito de sua mãe, Fernanda Montenegro, indicada ao Oscar em 1999. No entanto, assim como Montenegro, a atriz brasileira saiu da cerimônia sem o prêmio. Anora, além de Melhor Atriz, levou outras quatro estatuetas, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção para Sean Baker.
Mesmo sem a vitória de Torres, a noite marcou um feito para o cinema nacional, com a primeira conquista brasileira na categoria internacional. O Oscar premiou os melhores do ano em 23 categorias, com destaques para Duna: Parte 2, vencedor em Som e Efeitos Visuais, e O Brutalista, que levou Melhor Fotografia e Trilha Sonora.