Em meio a uma situação de emergência devido à seca, a Prefeitura de Campo Alegre de Lourdes (BA) contratou o cantor Gusttavo Lima por R$ 1,3 milhão para se apresentar na festa da padroeira da cidade em 9 de fevereiro. O contrato foi assinado em 31 de outubro do ano passado, 50 dias após a declaração de emergência na cidade de 30 mil habitantes, situada a 820 km de Salvador, na fronteira com o Piauí.
O decreto de emergência, com duração de 180 dias, destaca os sérios prejuízos causados pela estiagem às atividades produtivas do município, especialmente à agricultura e pecuária, além de danos ambientais, subsistência e à saúde da população.
O prefeito Enilson Marcelo (PC do B) justificou o investimento no artista com base no retorno econômico esperado para o município. Ele ressalta que a festa atrai visitantes de 20 cidades vizinhas, reunindo entre 30 a 40 mil pessoas, o que impulsiona a economia local, movimentando restaurantes e atraindo ambulantes.
Enilson destaca a responsabilidade fiscal de sua gestão, enfatizando que os salários dos servidores são pagos em dia, e novas obras são inauguradas a cada dez dias. Ele também menciona que o decreto de emergência permanece em vigor, embora os índices pluviométricos tenham melhorado neste início de ano, e a decisão sobre a continuidade da emergência está sendo avaliada.